Carregando
17/06/2024

Qual a diferença entre firewall e antivírus

Em uma realidade em que estamos totalmente conectados, é essencial contar com todo tipo de medida de cibersegurança para evitar possíveis ataques indesejados e perdas de dados. Neste contexto, encontramos dois termos bastante presentes: “firewall” e “antivírus”. 

Palavras usadas frequentemente juntas, “firewall” e “antivírus” possuem conceitos diferentes. Eles representam ferramentas distintas com funções específicas na proteção do seu computador ou rede contra ameaças cibernéticas.

Abaixo, abordamos a definição de cada um deles e porque são fundamentais para o seu sistema de segurança. Confira! 

Agentes de proteção da sua rede

Para facilitar a compreensão, podemos fazer uma analogia com o sistema de segurança de uma casa.

O firewall atua como um porteiro rigoroso, controlando o fluxo de entrada e saída de "visitantes" (dados) na sua casa (rede). Ele analisa cada "visitante" e decide se permite a entrada, com base em regras pré-definidas. 

Já o antivírus funciona como um vigilante, vasculhando cada canto da sua casa (computador) em busca de "intrusos indesejados" (malwares). Ele identifica, neutraliza e remove esses "intrusos", protegendo seus arquivos e programas.

O que é antivírus? 

Mais conhecido, o antivírus trata-se de um software que tem como função detectar outros softwares maliciosos. Ele atua, principalmente, de maneira preventiva, analisando arquivos e programas antes que estes sejam executados. 

Ao reconhecer uma ameaça, o antivírus vai impedir sua execução e sugerir que o programa ou arquivo seja isolado ou deletado o quanto antes.

O que é firewall?

O firewall consiste em uma barreira que impede acessos sem permissão. Durante sua atividade, qualquer tentativa de acessar o computador remotamente sem permissão precisa passar primeiro por essa barreira. 

Ao detectar qualquer tentativa dessa natureza, o programa imediatamente interrompe o acesso, impedindo que o criminoso tenha acesso aos seus dados.

Firewall e Antivírus juntos: uma proteção completa

Usar apenas um firewall ou apenas um antivírus pode deixar brechas na sua segurança. O mais recomendado é contar com a proteção de ambos. Dessa forma:

  • O firewall bloqueia acessos não autorizados pela rede, impedindo que malwares entrem no seu computador.
  • O antivírus elimina malwares que já estão presentes no seu computador, protegendo seus arquivos e programas.

Vale lembrar que embora ambos tenham o mesmo objetivo de proteção, eles não são iguais. Cada ferramenta opera de uma forma específica, e a atuação de uma não dispensa a necessidade da outra.

Enquanto o firewall trata do acesso à rede e computador, o antivírus precisa atuar em outra frente, pois as portas do navegador estão liberadas. Isso significa que mesmo com a proteção do firewall, a máquina não está totalmente fora de perigo.

Ela ainda pode sofrer ataques de spams, links maliciosos e arquivos suspeitos. É neste ponto que a presença do antivírus é fundamental, protegendo assim o computador e a rede de todo tipo de ameaça.

Gofix
Topo
Gofix

Preencha o formulário e solicite uma cotação!

Por favor, campo Nome obrigatório.
Por favor, campo Telefone obrigatório.
Por favor, campo E-mail obrigatório.
Por favor, campo Mensagem obrigatório.