Carregando
16/07/2024
O que é um firewall de próxima geração?

O que é um firewall de próxima geração?

Você já deve ter ouvido diversas vezes que para proteger a sua empresa é preciso de um firewall, mas você sabe de fato o que é isso e o que é um firewall de próxima geração?

A segurança da rede é fundamental não apenas para as empresas, mas também para nós como indivíduos. Por isso, encontrar soluções para manter seus dados e dispositivos seguros torna-se uma ação obrigatória, ainda mais no Brasil - recentemente, o Datafolha, revelou que 64% das empresas brasileiras são alvo de ciberataques com frequência.

Como exemplo, podemos utilizar o caso de uma agência de marketing digital que trabalha com a captura de leads para seus clientes. Assim, uma invasão ao seu sistema pode resultar na exposição de todos esses contatos ao invasor.

O que é um Firewall?

E para começar, nada melhor do que iniciar justamente pelo começo. Utilizando uma analogia, podemos enxergar um firewall como um porteiro virtual para sua rede. Ele filtra o tráfego de entrada e saída, permitindo o acesso apenas do que está de acordo com as regras de segurança pré-definidas pela sua empresa de TI.

Em uma empresa do setor industrial em que se trabalha com softwares de desenvolvimentos de produtos como o Solid Edge ou de gestão desses softwares CAD de desenho e produção num só lugar como o Teamcenter, a invasão nos sistemas pode levar os invasores a informações sigilosas de um produto que está para ser lançado no mercado, por exemplo.

Entenda como funciona um firewall

Um firewall atua em diversas frentes, como mostraremos abaixo. Em cada uma, faz uma ação específica para proteger a sua rede.

Análise de pacotes: examina cada pacote de dados que tenta entrar ou sair da sua rede. Cada pacote contém informações como origem, destino, tipo de conteúdo e outros detalhes.

Regras de segurança: com base em regras pré-definidas, o firewall decide se o pacote deve ser permitido, bloqueado ou redirecionado. Essas regras podem ser configuradas para proteger contra diversos tipos de ameaças, como malware, vírus, ataques de hackers e acesso não autorizado.

Existem diversos tipos de firewalls, cada um com suas características e aplicações. Alguns dos mais comuns são:

Firewalls de filtro de pacotes: controlam o tráfego com base em endereços IP, portas e protocolos.

Firewalls de estado: monitoram o estado das conexões para permitir apenas tráfego legítimo.

Firewalls de proxy: ocultam o endereço IP real dos seus dispositivos, fornecendo uma camada adicional de segurança.

Aqui também entram os firewall de próxima geração, o assunto de origem deste conteúdo e que merecem o nosso destaque entre as frentes de atuação.

Firewalls de Próxima Geração (NGFW)

Com o constante aumento das ameaças cibernéticas, ainda mais impulsionadas pelas inteligências artificiais, os firewalls tradicionais podem não ser suficientes. É justamente aí que entram os famosos firewalls de próxima geração, também conhecidos como NGFWs.

Esses firewalls oferecem recursos mais avançados de segurança, indo além da “portaria virtual” que faz de forma mais simplificada a filtragem de pacotes.

Inspeção profunda de pacotes: os NGFWs analisam os pacotes de dados em mais detalhes, inspecionando o conteúdo e não apenas os cabeçalhos. Isso permite a detecção de malwares e outras ameaças mais sofisticadas.

Prevenção de intrusão: monitoram o tráfego em busca de atividades maliciosas, como tentativas de invasão ou ataques DDoS. Ao detectar tais atividades, eles podem bloquear o acesso à rede e evitar que danos sejam causados.

Controle de aplicativos: permitem controlar o acesso a aplicativos específicos, como redes sociais, jogos online e plataformas de streaming. Isso pode ser útil para limitar distrações e aumentar a produtividade em ambientes de trabalho.

Análise de ameaças em tempo real: os NGFWs se conectam a feeds de inteligência de ameaças para obter informações sobre as últimas ameaças e vulnerabilidades. Isso permite que eles bloqueiem ataques antes mesmo que cheguem à sua rede.

VPN segura: os NGFWs geralmente integram VPNs seguras para acesso remoto à rede. Isso permite que os funcionários trabalhem de qualquer lugar com segurança, sem comprometer a segurança da rede.

Mas qual NGFW devo escolher para proteger minha rede?

Existem diversas opções atualmente no mercado, mas, assim como qualquer produto ou serviço, existem marcas que são líderes no seu segmento de atuação. No caso dos NGFW, é a Fortinet.

A Fortinet é uma empresa líder global em soluções de segurança digital que possui mais de 25 anos de existência no mercado. Com ampla gama de produtos e serviços, protege tanto empresas quanto indivíduos contra as mais diversas ameaças cibernéticas, desde ataques de hackers e malwares até ransomware e phishing.

Na Gofix, trabalhamos com serviço de firewall oferecendo monitoramento em tempo real e suporte contínuo. Tudo isso para você evitar dores de cabeça com licenças, gerenciamento ou manutenção.

Contamos com os equipamentos FortiGate da Fortinet. Esses dispositivos de firewalls de próxima geração oferecem uma variedade de recursos de segurança integrados. Os FortiGate são projetados para proteger redes contra ameaças cibernéticas, fornecendo funcionalidades avançadas de firewall, prevenção de intrusões, filtragem de conteúdo, VPN (Rede Privada Virtual), e outros recursos de segurança.

Gofix
Topo
Gofix

Preencha o formulário e solicite uma cotação!

Por favor, campo Nome obrigatório.
Por favor, campo Telefone obrigatório.
Por favor, campo E-mail obrigatório.
Por favor, campo Mensagem obrigatório.