Como se proteger de phishing
Você provavelmente já sofreu uma tentativa de golpe de phishing, mesmo sem saber o que isso significa. Acontece que esse é um dos principais golpes à segurança digital, sendo responsável por uma grande parte das fraudes na internet.
Os criminosos utilizam essa técnica para enganar pessoas e obter informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e dados pessoais. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em suporte técnico de TI e softwares de proteção, como firewalls de próxima geração e antivírus, além de treinamentos para seus colaboradores.
O que é Phishing?
O phishing é um golpe em que há uma tentativa de obter informações pessoais e confidenciais, normalmente disfarçadas de comunicação confiável. Isso pode ocorrer via e-mails, mensagens de WhatsApp, redes sociais ou até mesmo ligações telefônicas. O mais comum é vermos os hackers se passando por instituições como bancos e provedores de serviços.
Entre as consequências, podemos destacar roubo de identidade, perda financeira, comprometimento de dados corporativos e invasão de dispositivos pessoais ou profissionais.
Dessa forma, é preciso ficar muito atento, pois os ataques de phishing são projetados para enganar até mesmo os usuários mais cautelosos, ainda mais com os avanços das inteligências artificiais.
Como identificar um Phishing?
Agora que você já sabe o que é um golpe de phishing, é preciso ficar atento para evitar cair em um. Então, preste a atenção aos seguintes sinais:
E-mails ou mensagens não solicitadas: sempre desconfie de comunicações inesperadas, especialmente as que pedem informações pessoais ou financeiras. Nenhuma empresa pede informações desse tipo por mensagens.
Erros de ortografia e gramática: com as IAs, fica mais difícil de acontecerem erros desse tipo, mas ainda existem. Então, mensagens mal escritas são um sinal comum de fraude.
Links suspeitos: antes de abrir qualquer link, passe o mouse sobre ele para verificar o destino antes de clicar. Caso o endereço pareça estranho, não clique. Vá no Google e pesquise o domínio ou veja se existem reclamações de golpe.
Urgência excessiva: mensagens que contenham informações como “Sua conta será bloqueada” ou “Responda imediatamente para evitar problemas” geralmente são tentativas de golpe.
Como se proteger de golpes de Phishing
Saber identificar um phishing já é muito importante, mas às vezes num descuido podemos acabar caindo. Com a sofisticação dos golpes, também acaba ficando mais difícil a sua identificação. Por isso, é fundamental se proteger dessa e de outras ameaças digitais.
Mantenha seu software atualizado: sistemas operacionais e navegadores desatualizados são vulneráveis a ataques. Instale sempre as atualizações recomendadas.
Ative a autenticação de dois fatores: a 2FA adiciona uma camada extra de segurança, tornando mais difícil para hackers acessarem suas contas, mesmo que obtenham sua senha.
Eduque-se e eduque sua equipe: no ambiente empresarial, treinamentos regulares sobre segurança digital ajudam a reduzir o risco de ataques.
Utilize ferramentas anti-phishing: já é comum os navegadores e programas de e-mail possuírem filtros integrados para detectar tentativas de phishing. Mas fique atento, muitos acabam passando pelo filtro.
Entender e se proteger dos phishings é essencial em um mundo cada vez mais digital. Esperamos que esse conteúdo te ajude a barrar as ameaças contra você. Para se ter uma ideia, o fator humano ainda é a principal causa de sucesso de ataques cibernéticos. Estudos e relatórios recentes mostram que um grande número de incidentes de segurança cibernética ocorre devido a erros humanos.
Por isso lembre-se: a prevenção é a melhor defesa contra golpes!